Uma História que muda histórias

05-07-2013 14:16

Ao abrir aquele livro de capa preta, movida pelo desejo de conhecer Deus, ela iniciou uma viagem que jamais iria parar. Envolta por uma educação oficialmente ateia, por um lado, e oficiosamente católica romana, por outro, no meio da adolescência deixou que a Palavra de Deus mudasse a sua história.

Na sinceridade e simplicidade da juventude, buscou a Deus, desejando encontrar alguém ou alguma igreja onde aquela Palavra pudesse ser partilhada, explicada e vivida. E foi com estes pequenos passos que aquela jovem mulher foi marcada por Deus e a sua vida nunca mais foi igual.

Através do testemunho de um colega de trabalho, de alguns vizinhos e amigos, viria a achar uma pequena Casa de Oração onde uma mão cheia de crentes se juntava, chamada “Assembleia de Deus”. Esta caminhada iria marcar a vida dos seus filhos – a minha vida, do seu marido e de outras pessoas que com ela se cruzaram.

Nos últimos meses, ao estarmos envolvidos na preparação das comemorações do Centenário das Assembleias de Deus, deparámo-nos com grandes eventos e acontecimentos, os quais já temos vindo a destacar e que continuaremos a fazer ainda neste número.

No entanto, é delicioso, enquanto desvendamos a nossa História, descobrirmos relatos pessoais e únicos de homens e mulheres tocados por Deus, usados por Ele – como a breve história de conversão e nova vida da minha mãe.

 

O GRANDE LIVRO

A Bíblia pode ser erradamente conotada como um livro de histórias, de fábulas que não aconteceram. Na verdade ela também não é um compêndio de História, embora contenha alguns factos históricos. Ela é, sim, um relato fantástico com muitas histórias reais, e resume a maior delas: o desejo de Deus em que o Homem viva para a Sua glória.

A Bíblia conta como Abraão é chamado por Deus para viver, não mais no seu registo pessoal, mas de acordo com a orientação peculiar de Deus, num plano bem maior do que os poucos anos de vida do homem de Ur dos caldeus.

Revela-nos como a mulher junto ao poço de Jacob, é confrontada, sem dar por ela, com as suas más escolhas e com a necessidade de arrepiar caminho. Jesus é a água da vida que sacia o vazio quase inconsolável do ser humano – e ela experimentou essa vida abundante.

O homem dominado por espíritos imundos é libertado por Cristo. A mulher romana começa a acompanhar Jesus. O religioso judeu procura-O no meio da noite. Os leprosos, considerados imundos e socialmente excluídos, são curados por Ele.

 Começando nas páginas da Bíblia Sagrada, e prosseguindo no tempo, vemos Deus intervindo na História e nas nossas histórias. No nosso mundo, pessoal e único. No nosso “eu”, que precisa ser salvo de si mesmo. Na nossa velha e corrompida natureza, que urge ser transformada por Ele. E Ele continua, como no passado, pronto para escrever um novo futuro no guião da nossa vida.

 

É POSSÍVEL

Quando escrevo estas linhas, tenho a perfeita noção de como, para alguns dos que me leem, é um desafio pensar que Deus existe e, mais ainda, que Ele Se preocupa connosco, ao ponto de poder mudar o rumo da nossa vida.

Na realidade, a injustiça que presenciamos e que nos faz gritar “Se Deus existe, porque não faz nada?” logo é calada quando nos vemos ao espelho e entendemos que, nós, humanos, somos responsáveis pelas nossas ações e pela maneira como gerimos a nossa liberdade – e como magoamos os outros.

Os nossos recursos são limitados. Somos falíveis e, entregues a nós mesmo, irremediavelmente perdidos... mas há esperança.

Deus chama-nos “Oh vós, todos os que tendes sede, vinde. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão! e o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e deleitai-vos com a gordura. Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá (...) Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se para o Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar.” (Isaías 55:1-3,6,7, AA)

O que todos precisamos é deixar de lado o nosso GPS avariado, e pedir a Deus para guiar a nossa vida. A Palavra de Deus afirma “Confia no Senhor e nunca em ti mesmo. Em tudo o que fizeres põe Deus em primeiro, e ele te dirigirá nos teus caminhos. Não te consideres sábio aos teus próprios olhos. Teme ao Senhor e volta as costas ao mal; quando assim fizeres gozarás de saúde e de vitalidade.” (Provérbios 3:5-8, OL).

Deixe Deus entrar na sua história, reconhecendo como tem falhado, como tem vivido apenas à sua maneira, sem pensar no que o seu Criador deseja para si – ser o ser Pai celestial. Deixe-O mudar a sua vida, como mudou a minha história.