Fã ou seguidor?

22-03-2011 16:33

Esta é a pergunta que Jesus me (te) quer fazer hoje. Será que apenas és fã ou segues Jesus? Pode parecer a mesma coisa, mas não é.

Um fã de Jesus admira-O. Lê tudo o que pode sobre Ele. Fala às pessoas de como Jesus é fantástico. Nas reuniões da igreja sabe as músicas todas dobre Jesus e na Escola Dominical os versículos clássicos sobre Jesus. Diz a toda a gente que Jesus é o melhor amigo. Anda com “Jesus” escrito numa T-shit toda fashion. E fica mesmo por aí.

Um seguidor de Jesus é outra conversa. Deseja não apenas conhecer coisas sobre Jesus mas ter uma amizade a sério com Ele. Ele segue Jesus como o exemplo, o modelo da sua vida. Não é uma “cópia” de Jesus, mas um seguidor do estilo de vida saudável que Jesus ensinou e viveu.

“O que é que isto tem a ver comigo?” perguntas tu. Tem tudo a ver... Jesus nasceu e cresceu há mais ou menos 2000 anos atrás. Ele foi adolescente como tu. Não sei se teve acne, mas sei que para se tornar um adulto teve que passar por essa fase da vida.

Lucas, uma das pessoas que escreveu sobre a vida de Jesus, disse que quando Ele tinha 12 anos agradava a Deus, obedecia aos pais e, as pessoas que O conheciam viam a Sua boa atitude, o Seu bom comportamento (lê este episódio em Lucas 2:41-52).

Um fã de Jesus pode achar esta passagem engraçada de saber, mas um seguidor de Jesus vai mais longe – tenta ter a mesma atitude que Jesus teve. Faz o seu melhor para obedecer aos pais, para que Deus fique contente com o que pensa, diz e faz, para que as pessoas que o conhecem vejam que é sincero, amigo, generoso, honesto e respeita os outros – incluindo os colegas da turma e os professores.

 Sabes, é fantástico seguir Jesus mas pode ser complicado. Ele falou acerca disso quando andou por cá – podes ler em Mateus 5:11-12; 17:24-28; João 15:18-20.

Jesus nunca disse que segui-Lo a sério era fácil, porque nunca é fácil ser honesto na turma quando todo o resto dos colegas copia ou usa cábulas. Não é simples obedecer e respeitar os pais quando a maioria acha que eles só têm é obrigação de dar tudo o que querem e quando querem. Não é fácil esperar pela altura certa para partilhar a tua intimidade emocional e física com a pessoa que Deus tem para ti, enquanto a maioria acha que o que importa é o prazer, porque a “vida é curta”. Não é fácil respeitar os professores – mesmo os mais complicados – quando o que parece fixe é ameaçar, desobedecer, chamar nomes e fazer partidas com pouca piada às pessoas que nos estão a ensinar.

Queres ser um fã de Jesus – admirá-Lo mas viver à tua maneira – ou ser um seguidor de Jesus – imitar as Suas atitudes, o Seu carácter? A escolha é tua.

Estou contigo!

 

Ana Ramalho

(título do artigo: ideia retirada do tema do site notafan.com)

 

Tópico: Fã ou seguidor? - opinião

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário