Don't ROB the truth. Ring the BELL.

18-03-2011 14:17

O novo livro do autor e pastor Rob Bell, está a levantar muita poeira e a colocar demasiados pontos de interrogação. Será apenas uma estratégia de marketing ou devemos ter (mesmo) algum cuidado?

Gosto de alguns dos vídeos NOOMA. Do ponto de vista de comunicação no seu global, este pastor é excelente. Não estou, nem quero, por em causa tudo o que Bell já fez. O que me faz escrever é o estilo de discurso que este novo livro apresenta, já notório em algumas das suas intervenções públicas, e que se pode tornar perigoso. 

 

O argumento-base de Rob Bell, que dá título ao livro, é que o amor vencerá no final. O release da editora explica: “Bell aborda um dos temas mais controversos da fé: a vida após a morte. Ele argumenta que um Deus amoroso nunca condenaria almas humanas ao sofrimento eterno. Com sua percepção aguçada, Bell coloca o inferno em julgamento. Sua mensagem é, decididamente, que a vida eterna não começa quando morremos, começa agora. E, no final,  o amor vence”.

Para os seus críticos, essa parece ser uma “confissão” de que Rob Bell está se afastando de um dos alicerces da fé cristã contida na Bíblia: a salvação apenas daqueles que creem em Jesus.1

 

Sinto que a verdade pode estar a ser roubada. É por isso que eu toco o alarme. Não apenas por causa deste livro, mas por causa de tantas outras coisas que ouvimos, vemos, lemos e aceitamos sem pensar muitas vezes.

Não me vou alongar, nem quero "esmiuçar" algumas coisas que vi/li/ouvi sobre este novo livro, porque ainda não o li... mas acho importante parar para reflectir sobre a necessidade de conhecermos BEM a verdade para podermos distinguir o que é Bíblico do que é "Bellico" ou "Ramallhico". 

Citando o comentário de um dos meus ex-alunos, Natanael Gama "A prudência (aquela senhora :P) aconselha que se espere a saída do livro Love Wins para então discutir o ponto de vista do Rob Bell. Eu também tenho as minhas desconfianças e até já dantes deste polémico vídeo. Mas a sensatez (aquela outra senhora :P) diz-me que devo ler o livro e então tecer as minhas conclusões. ‘Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar’ Irmão Tiago :P"

Acrescento à prudência e sensatez a verdade. Precisamos conhecer esta última (muito bem) para não sermos enganados.

O que me preocupa honestamente é que podemos ler determinado autor e assimilar como certo o que ele diz, mas não aprofundar o nosso conhecimento bíblico e teológico suficientemente para "filtrar" aquilo que lemos. Lemos muito acerca de "vida cristã" e pouco sobre teologia ou Bíblia – dizem os números. Não que necessitemos de nos tornar teólogos, mas precisamos "equilibrar" a nossa dieta espiritual. O bitoque é bom, mas não o podemos comer sempre nem exclusivamente.

Ao longo dos séculos centenas de teólogos e pensadores têm reflectido acerca de Deus e da Bíblia, da vida, do Céu e do Inferno, etc. Este tempo não é diferente. Questionar o que sempre ouvimos e temos por seguro tem o seu lugar e é necessário, porque a fé não é cega mas vê além do racional que a sustenta, mas numa atitude de busca de respostas, não de desculpas ou justificações por mais inclusivas e poéticas que pareçam. 

 

Ana Ramalho

 

Algumas passagens bíblicas para reflectirmos

“O Espírito de Deus diz claramente que nos últimos tempos muitos se desviarão do caminho da fé, passando a dar ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demónios. Estes dizem-lhes mentiras com o maior descaramento e a sua própria consciência se tornou insensível.” (1 Timóteo 4:1-2)

"Tal como te pedi quando parti para a Macedónia, espero que fiques aí em Éfeso para avisares algumas pessoas que não ensinem outra doutrina, e que não se deixem ir atrás de lendas, nem de genealogias intermináveis. Essas coisas só servem para levantar discussões, não ajudam os crentes a crescer espiritualmente, o que só pode acontecer através da fé. O objectivo deste aviso é que se desenvolva o amor entre as pessoas, o amor que nasce de um coração puro, de uma consciência limpa e de uma fé autêntica. Mas alguns, desviando-se dessa linha de conduta, perdem-se em discussões inúteis. E pretendem por um lado passar por especialistas da lei; por outro, não entendem nem o sentido das palavras que empregam, nem aquilo que afirmam." (1 Timóteo 1:3-7)

"Por isso insisto solenemente, diante de Deus e Cristo Jesus, que há-de julgar os vivos e os mortos, quando vier outra vez para estabelecer o seu governo aqui na Terra: que anuncies a palavra de Deus; que insistas nessa pregação, não só nas ocasiões consagradas a isso mas também fora delas; que corrijas e repreendas, que encorajes, com toda a paciência, os que são fracos, dando-lhes o ensino de que necessitam. Porque há-de vir uma época em que as pessoas não hão-de querer mais ouvir a sã doutrina, e procurarão acumular à sua volta mestres doutores que lhes ensinarão apenas aquilo que vai de encontro aos seus desejos e que comunicam impressões agradáveis aos seus ouvidos. Recusando ouvir a verdade, voltarão a seguir tradições supersticiosas." (2 Timóteo 4:1-4)

 

Alguns textos e vídeos sobre o livro:

http://iprodigo.com/traducoes/rob-bell-e-o-evangelho-sem-julgamento.html

http://filipeniel.blogspot.com/2011/02/rob-bell-universalista.html

http://www.relevantmagazine.com/god/church/features/25030-is-rob-bell-a-universalist

http://www.christianpost.com/news/rob-bell-denies-being-a-universalist-49417/

http://www.youtube.com/watch?v=Vg-qgmJ7nzA&feature=player_embedded

http://www.christianpost.com/news/rob-bell-gets-evangelicals-talking-about-hell-49255/

http://www.pavablog.com/2011/02/27/novo-livro-de-rob-bell-chega-ao-tt-mundial-e-faz-twitter-disscutir-teologia/ 

http://www.youtube.com/watch?v=ivwfqBNICf4&feature=player_embedded#at=29

http://www.christianpost.com/news/love-never-wins-when-truth-loses-49450/

http://www.christianpost.com/news/mark-driscoll-responds-to-rob-bell-controversy-on-hell-49406/

http://thegospelcoalition.org/blogs/kevindeyoung/files/2011/03/LoveWinsReview.pdf

http://thegospelcoalition.org/blogs/justintaylor/2011/02/26/rob-bell-universalist/

 

 

1 http://www.pavablog.com/2011/02/27/novo-livro-de-rob-bell-chega-ao-tt-mundial-e-faz-twitter-disscutir-teologia/

Tópico: Don't ROB the truth. Ring the BELL. - opinião

Data: 18-03-2011

De: Célia

Assunto: Don't Rob the truth.Ring the Bell

Olá Ana, concordo plenamente com o que diz a este respeito, eu não li o livro mas, independente do autor, temos de nos firmar no que a Bíblia diz, isso requer a tal base teológica, sã doutrina. Atenção ao "Evangelho cor-de rosa", se assim se pode chamar. Como por exemplo, começa-se bem pregando que Deus nos quer prosperar e depois cai-se no exagero (para não dizer em heresias) de que tudo no Reino de Deus funciona a troco de dinheiro, por outras palavras, é claro!
Em Apocalipse lemos que maldito aquele que retirar ou acrescentar alguma palavra, creio que até no sentido de doutrina, é necessário voltar ao evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo, plain and simple, como Ele disse é como é.
Por último, quero só dizer que aprecio o seu trabalho e os seus artigos Ana. :)

Data: 18-03-2011

De: Ana Ramalho

Assunto: Re:Don't Rob the truth.Ring the Bell

Olá Célia

Obrigada pelo seu comentário e estímulo.

Deus a abençoe,

Ana

Novo comentário